Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ações essenciais na educação das crianças

Consenso dos pais

 As crianças precisam de sentido para saber agir.Portanto,os pais devem chegar em um consenso sobre as responsabilidades e limites para os pequenos.

   Isso ajuda a equilibrar a criança e a sensação de confiança no Pai e na Mãe.Divergências entre  os pais abrem  caminhos para manipulação e esquiva as responsabilidades.

Deixem claro para o filho o que vocês esperam nele.Um quadro  explicativo com desenhos pode contribuir muito.De repente, o próprio pequeno pode ilustrar.


     O NÃO!

"Não" é uma palavra muito complicada para assimilar,afinal,o "Não" e uma coisa que não existe!Nosso cérebro está preparado para agir e não para não agir.O Cérebro infantil começa a compreender melhor  o "Não" apartir dos 6 anos.Portanto,use frases afirmativas com a criança:


     De:Não corra!
     Para:Espere!!
      De:Não pule,você vai cair!
   Por:Fique parado,eu te ajudo!

  

   Colocando limites

A imposição de limites é um grande sinal de amor  para a criança,mesmo que inicialmente ela se queixe.Os efeitos  de limites em excesso podem ser semelhantes a ausência de limites.Os limites adequados são aqueles que estimulam a responsabilidade,segurança,auto-estima e bons relacionamentos.



   Quando a criança nasce,toso o espaço é pra mamar,pra sobreviver!Com o tempo ocorre a diferenciação e outras formas de sobrevivência,inclusive as relacionais vão surgindo.Nesta busca pela sobrevivência a criança vai reconheçendo o que traz mais vida e o que é perigoso...E vai se utilizando das possibilidades que encontra sem muito julgamento ou razão,por isso,os pais precisam impor limites não apenas para afastar do perigo,mas para introduzir regras de convívio social.


 O que pode trazer satisfação agora pode ser perigoso depois,como a manhã.Uma manhã que cresce pode se transformar em  comportamentos inadequados tomem espaço.
  Assim voce estará ampliando as possibilidades de segurança e amparo do pequeno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário